Conclusões publicadas pela Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa

Os videntes de Medjugorje foram examinados com a maior competência e perícia pela Comissão Científico-Teológica Ítalo-Francesa que foi constituída devido à grande divulgação das aparições desde o início em 1981. Em sua investigação a equipe de dezessete renomados cientistas, médicos e teólogos chegaram a 11 conclusões publicadas no dia 14 de janeiro de 1986 em Paina, próximo a Milão (Itália).
 
1..       Com base nos exames psicológicos em todos e em cada um dos videntes é possível excluir com toda segurança a fraude ou o engano.
 
2.       Com base nos exames médicos, provas e observações clínicas  é possível excluir em todos e em cada um dos videntes a presença de alucinações de qualquer tipo.
 
3.        Com base no resultado das investigações realizadas é possível excluir em todos e em cada um dos videntes uma interpretação puramente natural destas manifestações .
 
4.        Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas existe uma correspondência entre estas manifestações e as que geralmente se descrevem na Teologia Mística.
 
5.        Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas é possível se falar de crescimento espiritual e nas virtudes teológicas e morais dos videntes desde o início das manifestações até o dia de hoje
 
6.        Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas é possível se excluir ensinamentos ou comportamentos dos videntes que estivessem em clara contradição com a fé e a moral cristãs
 
7.       Com base nas informações e nas observações que podem ser documentadas é possível se falar de bons frutos espirituais nas pessoas atraídas pela atividade sobrenatural destas manifestações e nas pessoas favoráveis a elas.
 
8.    Depois de mais de quatro anos as tendências e diversos movimentos que têm sido gerados a partir de Medjugorje como conseqüência destas manifestações influem no povo de Deus e na Igreja em completa harmonia com a doutrina e a moral cristãs.
 
9.     Depois de mais de quatro anos é possível se falar de frutos permanentes e objetivos dos movimentos gerados por Medjugorje
 
10.    É possível se afirmar que todas as boas iniciativas espirituais da Igreja que estão em total harmonia com o autêntico magistério da Igreja encontram sustentação nos eventos de Medjugorje
 
11.   Como conseqüência se pode concluir que depois de um exame mais profundo dos protagonistas dos fatos e de seus efeitos não somente à nível local, mas também a respeito de uma resposta da Igreja à nível geral seria bom para a Igreja reconhecer a origem sobrenatural  e por meio deste reconhecimento reconhecer o propósito dos eventos de Medjugorje.

"Desejo levá-los todos comigo para o paraíso, por isso, entreguem-se diariamente pela santidade."