Fenomenologia das aparições em Medjugorje - 05 Avaliação da parapsicologia



Fenômenos como aparições visões ou experiências espirituais em geral também podem ser estudadas do ponto de vista da parapsicologia. Para a parapsicologia tendo em vista dos resultados dos exames médicos o fenômeno das aparições é considerado paranormal.
 
Por exemplo, a medicina não pode explicar como alguém sem anestesia não sente dor. É normal não sentir dor quando se recebeu um anestésico. Entretanto, quando uma pessoa normal e saudável não está anestesiada e ainda assim não sente dor a parapsicologia. pode ser usada para dar as suas interpretações.
 
Quando a parapsicologia, se ela é teista, não encontra respostas dentro de seus critérios ela entrega a questão para a teologia mística. Entretanto, quando uma parapsicologia ateísta se encontra diante do fenômeno inexplicável ela pode apenas dizer que no estágio atual do desenvolvimento ainda não se chegou a compreensão e que devemos aguardar para encontrar as respostas a qual não incluirá a explicação sobrenatural.
 
Aqui apresentamos parte da entrevista com Dr. Paulo Pandalakman de Kerala, Índia que vive e trabalha em Londres como psiquiatra praticando a parapsicologia algumas vezes.
 
O que o senhor, como um parapsicólogo teísta, considera ser a maior evidência de credibilidade na presença de María em Medjugorje?
 
A seletividade das vozes dos videntes durante aparição é o mais importante para mim. Eu uso o termo seletividade por que algumas vezes suas vozes podem ser ouvidas e algumas vezes não. Quando eles rezam com Nossa Senhora nós podemos ouvi-los, mas quando eles conversam com ela nós não conseguimos. Suas vozes não desaparecem devido a uma causa externa porque nesse caso todos que estivessem na mesma área deveriam ter a mesma experiência de perderem suas vozes. Um parapsicólogo canadense concluiu que eles perdem suas vozes devido a uma influência eletromagnética na área. Como acabei de dizer, isto não é possível e é contraditório. As vozes dos videntes desaparecem devido a uma razão que é espiritual.
 
Pode um parapsicólogo dirigir sua atenção para um certo fato que é importante para ajudar na identificação da pessoa que está aparecendo?
 
Quando eu ouvi que Nossa Senhora estava contando aos videntes sobre a sua vida eu fiquei muito interessado. As memórias terrenas de Nossa Senhora tornaram-se uma das mais fortes provas da sua individualidade. Eu estou realmente encantado. Esta evidência é suficiente para aparições Marianas. Elas provam que a Mãe de Cristo está verdadeiramente vindo aqui. Aqui se trata da questão de um espírito que tem um corpo. Estamos falando de alguém que viveu uma vida na terra e que, se está falando de memórias pessoais, revela uma identidade. E isto não pode acontecer com espíritos que não têm corpo.

"E vocês, que estão distantes da oração, convertam-se e, no silêncio do vosso coração, procurem a salvação para sua alma e a nutram com a oração."