Conclusão: As Aparições continuam

Depois do oitavo dia, a Virgem apareceu várias vezes na casa paroquial da paróquia de Medjugorje. Subseqüentemente, a Virgem continuou a aparecer diariamente até 12 de agosto de 1981 na encosta do Podbro. Devido à presença de grandes multidões foi proibido pelos funcionários do governo o acesso àquele local onde ocorriam as aparições.

A aldeia de Bijakovici, os bosques e os campos, e às vezes, as residências dos jovens tornaram-se os locais onde todo o povo se reunia em oração para esperar a Nossa Senhora. Junto com Nossa Senhora, as crianças formaram um grupo de oração, e além de os instruir, ela unia-se a eles em cantos e orações. Nestes primeiros dias as reuniões quando ocorriam as aparições começavam sempre com orações recomendadas por Nossa Senhora: sete Pai Nosso, sete Ave Maria , e sete Glória ao Pai.
 
Os jovens iniciavam estas orações antes de haver qualquer sinal de que a Virgem aparecesse; mas, então, normalmente no segundo ou terceiro Pai Nosso, eles caíam de joelhos. Isto acontece sempre no instante em que Nossa Senhora aparece. Os olhos dos jovens convergem juntamente para um ponto, aproximadamente 2,5 metros longe deles, perto de um crucifixo. Imediatamente antes de Nossa Senhora aparecer - de acordo com o testemunho dos jovens – eles vêem uma luz, de onde ela emerge.
 
Os jovens dizem que todo contato consciente do mundo material é suspenso durante o momento da aparição. As pessoas que estão presentes no momento da aparição não podem ouvir o que é falado entre Nossa Senhora e os jovens, embora vêem os lábios dos jovens se moverem enquanto falam. Eles também vêem os olhos dos jovens, brilhantes e radiantes de felicidade, mesmo se previamente tivessem estado tristes ou estivessem sofrendo devido a alguma doença.
 
Imediatamente depois da aparição os jovens escrevem as mensagens ou respostas que receberam de Nossa Senhora seja para eles mesmos ou em resposta a algum pedido. Se há algo especial a dizer, eles conversam com as pessoas, especialmente com os doentes. As aparições normalmente duram de 2 a 15 minutos, embora algumas vezes tenham durado até 45 minutos.
 
Com o passar do tempo a vida dos videntes e o mundo ao redor deles vão sofrendo muitas mudanças. Logo, depois da queda de comunismo (1989), uma guerra trágica aconteceu entre a Croácia e a Bósnia-Herzegovina conhecida como Guerra da Bósnia.
 
Os croatas estabeleceram pela primeira vez um estado próprio desde que eles o perderam no século 11. Neste ínterim, os católicos de Bósnia-Herzegovina experimentaram o êxodo mais trágico em sua história a tal ponto que o seu número foi reduzido à metade.
 
Os videntes cresceram em meio a estas circunstâncias extraordinárias. Atualmente todos são casados e vivem uma vida familiar costumeira. Porém qualquer um que os observe poderá notar seu compromisso decisivo para trabalhar e testemunhar a mensagem de Nossa Senhora. Este seu compromisso não é impedido pelo temor da opinião pública, de qualquer pressão ou expectativa e nem de qualquer outra condição humana imposta.
 
Em sua maneira descontraída e confiante os videntes mantêm sua liberdade integral. A mentalidade dos videntes durante estes anos de uma especial chamada espiritual se manteve enraizada na mentalidade de suas próprias origens. As pessoas que vêm a conhecê-los se impressionam pela sua simplicidade e normalidade. Quando Nossa Senhora chama seus filhos, Ela mantém as suas liberdades miraculosamente intactas e íntegras e deixa a todos eles andarem em seu modo habitual
 
As Mensagens de Nossa Senhora são simples e não mudam: paz, conversão, fé, oração, penitência e jejum. Estas mensagens são propostas para o mundo inteiro, e aos seis videntes foi dada a especial responsabilidade de transmiti-las para todos.
 
"Por isso, filhinhos, rezem, especialmente neste tempo, para que em seus corações nasça o Menino Jesus, Criador da paz."

 
1983 - 2º ano... 
 
1986 - 25 anos... 
 
1983 - 2º ano... 
 
1986 - 25 anos...