História - Introdução

(Adaptação das ‘Aparições de Nossa Senhora em Medjugorje’ por Pe Svetozar Kraljevic, 3ª edição publicada por Informativni Centar, Mir, 2005. Alguns relatos dos primeiros dias foram extraídos de ‘Vicka… Sua História’ por Finbar O’ Leary, publicado em 2006)

A paróquia franciscana de São Tiago localiza-se no vilarejo de Medjugorje situado na Bósnia-Herzegovina e tornou-se conhecida por toda a Herzegovina e pelo mundo inteiro devido às aparições de Nossa Senhora a seis jovens a partir de junho de 1981.
 
Um das colinas daquela vila , chama-se Crnica. Esta colina tem outra colina unida a ela chamada de Podbrdo. A aldeia de Bijakovici está na base desta colina. O Podbrdo é o local das primeiras aparições que se iniciaram no dia 24 de junho de 1981. Outra colina, no outro lado de Crnica, era chamada Sipovac até 1933 quando os paroquianos construíram uma grande cruz para marcar e honrar os 1.900 anos da morte e ressurreição de Jesus Cristo. 
 
O nome da colina então foi mudado para Krizevac (“Morro da Cruz”). Desde então, o povo da Paróquia e das áreas adjacentes reúnem-se no Krizevac a cada ano no primeiro domingo depois da festa da Natividade de Nossa Senhora para celebrar a Exaltação da Santa Cruz. Os frades franciscanos vieram à região no século catorze como missionários e foram os responsáveis pela conservação da fé católica na Bósnia- Herzegovina.
 
A Santa Sé deu-lhes a responsabilidade de permanecer nesta região difícil sob o regime turco-muçulmano de 1478 a 1878. Foi um tempo de muita resistência e de muito sofrimento. Os aldeões sempre trabalharam duro - em suas vinhas e campos de tabaco – lutando constantemente em bons e maus momentos neste pequeno território de terra árida. E esta luta constante ensinou a persistência aos aldeões em seus objetivos e em suas metas mantendo um constante zelo pela vida.
 
Emergindo desta história variada e bastante escondida Medjugorje tornou-se atualmente um destino para centenas de milhares de peregrinos do mundo inteiro.
 
"Se rezarem, estarão próximos de Deus e Ele os conduzirá pela estrada da paz e da Salvação."

 
UM video com imagens de Medjugorje antes do i... 
 
UM video com imagens de Medjugorje antes do i...