Montanha da Cruz (Krizevac)



A Montanha da Cruz é um monte em Medjugorje com 520 metros de altura onde, em 15 de março de 1934, os paroquianos construíram uma cruz de concreto de 8,56m de altura em memória aos 1900 anos da morte e Ressureição de Jesus. Na cruz está escrito: " A Jesus Cristo, redentor da humanidade, como um sinal de fé, amor e esperança  Eregido pelo frei Bernardino Smolian e pela paróquia de Medjugorje – 1933. Livre-nos de todo mal, Jesus.”  Relíquias vindas de Roma para a ocasião foram colocadas na cruz..


Desde então foi estabelecida a celebração de uma Santa Missa aos pés da cruz em comemoração a  Festa da Exaltação da Santa Cruz, no primeiro domingo após a Festa da Natividade de Nossa Senhora. De acordo com os videntes, na Mensagem de 30 de agosto de 1984, Nossa Senhora disse: "a Cruz também estava nos planos de Deus quando vocês a construíram."

Com as Aparições de Nossa Senhora, os fiéis começaram a rezar a Via Sacra no Krizevac. No começo, as estações eram marcadas com simples cruzes de madeira, e em 1988, estações de bronze (feitas por Carmelo Puzzolo) foram colocadas lá. Em cada um deles, com exceção do Jardim das Oliveiras, Nossa Senhora está representada.

No primeiro aniversário de morte do Fr. Slavko Barbariæ (24 de novembro de 2001), no lugar onde ele entregou sua alma nas mãos de Deus, um memorial foi erguido: uma representação do Fr. Slavko incrustada na pedra. Entre duas estações da cruz, irá permanecer como sinal e memorial de um homem que falava o que pensava e fazia o que dizia, seguindo o Evangelho e as Mensagens de Deus, a Rainha da Paz., Nossa Querida Mãe.

"Por isso, filhinhos, rezem para compreender que o sofrimento pode-se tornar alegria, e a cruz o caminho da alegria."