Via Sacra do Krizevac



Em Medjugorje encontramos a Colina das Aparições e a Montanha da Cruz. As duas, podemos refletir, nos relembram Jesus e Maria. A Colina das Aparições (lembramos mais Maria) é uma subida pedregosa, mas menos exigente que a Montanha da Cruz.  Na Colina das Aparições encontramos  as esculturas em bronze dos Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos) e na Montanha da Cruz encontramos as esculturas das Estações da Via Sacra. Assim, os peregrinos que sobem a Montanha da Cruz poderão ir meditando durante o percurso pedregoso tudo aquilo que Nosso Senhor Jesus  sofreu pelo Nosso amor e pela nossa Salvação.

Sempre foi um costume da Paróquia de Medjugorje celebrar a Missa no Monte Krizevac aos pés da Cruz para comemorar a Festa da Exaltação da Santa Cruz que ocorre no primeiro domingo após a Festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Mas, quando as Aparições de Nossa Senhora começaram em 1981, peregrinos começaram a rezar a Via Sacra na montanha, marcando a Via Sacra com simples cruzes de madeira. Estas cruzes foram, então, subsituídas por estruturas permanentes de bronze esculpidas pelo artista italiano Carmello Puzzola.
 
Aqui abaixo você pode ver as fotos da Via Sacra do Monte Krizevac:
 
"Queridos filhos! Eu também hoje estou com vocês de uma forma especial, meditando e vivendo em meu Coração a Paixão de Jesus. Filhinhos, abram seus corações e dêem-me tudo que se encontra neles: as alegrias, as tristezas e cada dor, mesmo a mais pequenina, para que eu possa oferecê-las a Jesus, a fim de que Ele, em seu incomensurável amor, queime e transforme suas tristezas na alegria de sua Ressurreição."