Escola de Medjugorje: um caminho de santidade

 

Como acontece o crescimento espiritual pela vivência das Mensagens de Medjugorje
 
Dr Dário Antônio da Silva Mattos - Médico psiquiatra com formação superior em Teologia
 
 
 
"Somente os que estão, sob algum aspecto, adormecidos ou mortos espiritualmente é que não se interessarão por mensagens que estão vindo diretamente do Céu, puríssimas, originárias do Coração do Deus Vivo e Eterno."
 
 
"Queridos filhos! Imitem a vida dos santos; E que eles sejam um exemplo para vocês!"
 
  
Neste momento em que tanto o mundo como cada um de nós enfrenta tantos desafios e procura caminhos para solucionar muitos de seus problemas queremos começar relembrando as palavras de Jesus: "Sem mim nada podeis fazer!" (Jo15,5) . Todas ações que visem buscar as soluções necessárias são bem vindas, mas é preciso que se diga que nenhuma ação será suficiente se se excluir a Deus. As ações que levam às pessoas e à humanidade por um caminho de autodestruição e morte não vêm primariamente da destruição da natureza, da falta de comida, das crises financeiras, do tráfico de drogas, das guerras pessoais ou mundiais...mas sim do afastamento de Deus que é a fonte verdadeira de toda vida. Nunca existirá verdadeira saída se Deus não for colocado como principio e fundamento.
 
Acreditamos que todas as iniciativas de boa vontade realizadas seja pelas pessoas em particular, seja por organismos locais, nacionais ou internacionais buscando a paz e a melhor convivência e justiça social em nosso planeta Terra são importantes e decisivas neste momento da história e devem continuar sendo realizadas e buscadas. Mas estamos convencidos de que o fenômeno de Medjugorje é o acontecimento mais importante e decisivo para o futuro próximo da   humanidade, pois se trata o fenômeno de Medjugorje de uma intervenção direta de Deus na história contemporânea com um forte convite à conversão, à volta para Deus e de promessas de acontecimentos para um futuro muito próximo que já estão escritas num documento que Nossa Senhora entregou a um dos videntes (Link - 10 segredos). Somos da opinião de que este momento da história somente é superado em importância pelo período em que o nosso Divino Redentor Jesus Cristo caminhou nesta Terra há 2000 anos.
 
 
Dentro deste contexto abordaremos neste artigo alguns aspectos que consideramos de maior importância sobre as aparições de Nossa Senhora. Todas elas tendo como cerne a questão da santidade como meta a ser alcançada conforme manifesto desejo da Virgem Maria em Medjugorje. No primeiro ponto veremos o aspecto da resistência a este chamado à santidade, no segundo a aceitação do chamado, a resposta e as suas consequencias para quem decide seguir as Mensagens e explicaremos, segundo nosso entendimento, como ocorre o processo de crescimento espiritual (santificação) quando alguém decide e se esforça com sinceridade para fazer tudo aquilo que Nossa Senhora pede em Medjugorje.
 
 
 
 
1. Se hoje ouvirdes a sua voz não fecheis o vosso coração...
 
 
 
Queridos filhos!
 
Convido-os a ajudarem a Jesus, com a sua oração, na concretização de todos os planos que Ele está realizando aqui. Ofereçam também sacrifícios a Jesus, a fim de que tudo se realize como Ele programou... (09/01/1986)
 
 
 
Em Medjugorje há um plano divino em andamento. Independentemente de alguém aceitar os fatos ou não a sua realidade não dependerá desta aceitação ou rejeição. Os eventos de Medjugorje acontecem conforme o plano de Deus, assim foi desde o inicio, e assim será até o final. Há um plano em andamento quer alguém queira ou não, e este plano chegará a sua plena realização, pois vem de Deus e de Deus temos esta afirmação no Livro do Profeta Ezequiel (37,14).: “Eu, o Senhor, digo e faço.”
 
 
Existem diversas formas de alguém reagir ao se aproximar de Medjugorje. Passando-se por uma simples curiosidade, pela indiferença, pela simpatia, pelo entusiasmo, pela plena adesão assim como por uma posição de rejeição ou de inimizade declarada partindo para o ataque destrutivo. Tudo está diretamente relacionado ao grau de conscientização sobre os fatos e sobre o grau de comprometimento positivo ou negativo com as realidades da fé em Deus. Quanto mais consciente, bem informado, quanto mais argumentos e mais fé tem uma pessoa mais ela irá aderir à mensagem. Quanto mais conscientização e mais rejeição assumida da fé tem uma pessoa mais ela vai se colocar numa posição ativa de ataque. Aqueles que tem fé e rejeitam pode-se atribuir esta sua rejeição à desinformação e a preconceitos.
 
 
 
Existem pessoas que se interessam em conhecer mês a mês as mensagens por uma simples curiosidade de saber 'qual foi a última mensagem'. Estas pessoas vêm com uma aproximação superficial. Vão olhar a mensagem mais ou menos assim como folheando certas revistas e livros muitas pessoas procuram uma mensagem bonita, edificante, um pensamento positivo, mas é um saber por saber...sem compromisso, é a busca de um certo prazer intelectual, de um alivio afetivo.. Estas são pessoas que se aproximam e que logo também se desinteressarão por que as mensagens são vistas apenas com uma certa curiosidade egocentrica sem nenhum conseqüência prática em suas vidas. Por que ficam apenas na superficie das mensagens são elas que depois vão dizer que são mensagens repetitivas, que dizem sempre a mesma coisa...Para estas pessoas Nossa Senhora disse  bem no inicio”
 
 
 
"Queridos filhos...eu não desejo forçar ninguém a fazer aquilo que não sente nem deseja, mesmo que eu tivesse mensagens especiais para a Paróquia através da qual eu desejo despertar a fé de cada um que crê. Mas, realmente é somente um pequeno número que têm aceitado as minhas mensagens . No inicio eram mais numerosos, mas isto se tornou como um hábito para eles.. E agora, mais recentemente alguns perguntam pelas mensagens por curiosidade e não por fé e devoção a meu Filho e a mim." (26/4/1984)
 
 
 
 
Todos os que não conseguem enxergar o real valor das mensagens são como aqueles que não tendo nenhum conhecimento sobre pedras preciosas são incapazes de distinguir uma pedra de grande valor de uma sem valor nenhum. Mas a ignorância de uma pessoa não será suficiente para anular o valor real que aquela pedra preciosa tem. Assim é preciso que se compreenda que as mensagens de Nossa Senhora se constituem numa mina de pedras muito preciosas para a humanidade neste momento da história, mas que estão sendo ignoradas pela mesma humanidade de forma bastante significativa e séria. Se é verdade que mais de 40 milhões de pessoas já foram à Medjugorje e muitos mais milhões já conhecem os acontecimentos pelos meios de comunicação social, maior é a verdade de que a imensa maioria ou desconhece ou não se dá conta do que está acontecendo, de que Deus está se comunicando de uma forma direta coloquial com a nossa geração, chamando para reconhecer a Sua existência e de que devemos, com a liberdade que Ele nos deu, acolhermos com alegria esta imensa graça em nossos corações e fazermos tudo o que Ele diz em Medjugorje por meio da Rainha da Paz.
 
 
 
"Invoquem o Pai, Ele está esperando por vocês. Voltem para Ele. Eu estou com vocês porque Ele, em Sua misericórdia, me envia." (02/11/2009)
 
De  forma particular este apelo deveria estar sendo ouvido pelos milhões e milhões de católicos que já conhecem e que acreditam que amam Nossa Senhora.. Pois se alguém de fato tem amor a Nossa Senhora, diante dos acontecimentos de Medjugorje, deveria ir correndo tirar as suas dúvidas para chegar a uma conclusão se ela está mesmo vindo a Medjugorje...por que se ele a ama e se ela está ali então deveria se dispor imediatamente a ouvir seus apelos e a decidir-se a po-los em prática pois ela vem da parte de Deus. Será uma pessoa que afirma que tem muito amor a alguém ( esposa(o) filho(a), mãe, pai um amigo) e que soubesse que este alguém está presente em um determinado local, será que esta pessoa não iria o mais rápido possível ao seu encontro?
 
Sim, nós temos diante do fenômeno das aparições de Nossa Senhora um contexto onde através dela Deus vem se comunicando de forma direta com a humanidade, com Palavras simples mas cheias de amor, de sabedoria e verdade por meio de pessoas também simples, sem estudos teológicos e que eram praticamente crianças quando tudo começou, que jamais seriam capazes de juntas inventarem estes acontecimentos e de os sustentarem por tanto tempo em conjunto. E os videntes de Medjugorje se mantem coesos e coerentes, sem entrarem em contradição, mesmo todos eles com o passar dos anos tendo se casado e formado suas próprias famílias e estando morando a maioria deles em lugares separados. O fato é que ninguém conseguiria enganar tanta gente por tanto tempo. Depois de algum tempo incoerencias teriam que acontecer. Se não aparecem as incoerências é porque há um fator de coesão superior a todos eles que os fazem anunciarem a mesma mensagem. Muitos ainda criticam por que 'já se passaram 28 anos e nada aconteceu...' Sobre este questionamento não podemos concordar que 'nada aconteceu'. É verdade que os segredos ainda não foram revelados e ficamos contentes com isso, mas penso que devemos ouvir a Vicka e a Jakov respondendo a esta questão: Vicka respondendo ao padre Livio em entrevista na Rádio Maria no início de 2008 disse" Padre Livio...28 anos (em 2008) não é um longo tempo...28 anos é uma grande graça" . E Jakov falando a um grupo de peregrinos em abril de 2009 disse: "Nós, ao invés de estarmos perguntando por que tanto tempo, nós deveríamos é estar agradecendo ao Senhor por permitir que Nossa Senhora fique tanto tempo conosco".
 
Mas o que acontece é que muitos que dizem que amam Nossa Senhora não lhes é interessante aceitarem a Mensagem de Medjugorje. Porque o aceitar estas mensagens vai lhes obrigar a ter que repensar o seu modo de vida, as suas escolhas queridas e a modificar algumas opções que já fizeram e que estão bem enraizadas em seus corações e hábitos de vida e às quais eles estão bem agarrados e não querem abrir mão. Há um 'amor' interesseiro, pois não é o fato de Nossa Senhora estar aparecendo ou não que afasta o seu interesse, mas sim são as conseqüências de que ao se darem conta que Deus está de fato a enviando eles terão que mudar o seu pensamento e o seu estilo de vida sob muitos aspectos. Seus corações já estão endurecidos e assim para muitas destas pessoas vale o que ela disse em uma mensagem:.Queridos filhos, vocês justificam-se com o pecado e vivem de acordo com ele (02/10/09) . ou mesmo por aqueles que estão na Igreja assumindo certas posições que lhes conferem poder e destaque muitos acham que já estão 'salvos' e se sentem no direito de rejeitarem os fatos. Foi para muitos destes que ela disse: " Rezemos, filhinhos, por aqueles que não querem conhecer o amor de Deus, mesmo estando na Igreja" (25/03/99)
 
 
Rejeitar estas aparições diante de tantas evidências é também uma forma de demonstrar que não se conhece o Amor de Deus, pois é aquele Amor a origem de tudo isso. Aceitar ou não as aparições não pode ser, a esta altura diante do oceano de evidências, uma simples opção ela é hoje um imperativo de gratidão e por isso o que todos devemos fazer é proclamar com Isabel:
 
 
E (Isabel) exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Lc1,42s
 
 
 
 
 
2. Escola de Medjugorje, um caminho de santidade
 
 
"Eu estou lhes indicando o caminho que irá elevar sua alma a uma união completa com o meu Filho."
02 de dezembro de 2009
 
 
 
Após esta primeira reflexão queremos ir adiante deste grupo multiforme de pessoas, deste espectro que vai da aceitação plena, passando-se pela indiferença chegando-se à rejeição e inimizade total e assim dirigir as próximas palavras para aqueles que já acolheram a mensagem e que de alguma forma desejam segui-las, pô-las em prática em suas vidas. Nos dirigirmos para aqueles que se apresentam de coração aberto, simpático, acolhedor a estas mensagens. Aqueles que querem ir mais a fundo, compreenderem o cerne das mensagens e querem acima de tudo as colocarem em prática em suas vidas e assim trilharem a via de santificação apresentada por Nossa Senhora em Medjugorje.
 
 
Tendo conseguido ultrapassar a fase inicial de muitas dúvidas e questionamentos e sentindo-se mais seguro quanto à veracidade dos fatos e à sua credibilidade esta pessoa começará a se colocar numa posição de quem está sendo interpelado pela mensagem, que aquelas mensagens também estão sendo dirigidas a ela e se sente convidada interiormente a responder ao chamado amoroso de Nossa Senhora para que um dia estas palavras Obrigada por terem respondido ao meu chamado lhes sejam também dirigidas como uma expressão de justiça por que tal pessoa está realmente respondendo ao chamado da Rainha da Paz, sua mãe.
 
 
Aqueles que abrem seu coração e começam a se perguntar de como fazer para seguir tudo o que Nossa Senhora pede são, diante dos acontecimentos de Medjugorje, as pessoas mais importantes para auxiliar na realização dos planos de Deus. São estas as pessoas mais importantes neste momento, pois de uma adesão mais intensa daqueles que se aproximam com simpatia das mensagens elas terão a possibilidade real de ao ingressarem na via de Maria poderão com as suas orações e com o seu exemplo abrir o caminho para que muitas outras pessoas venham também a conhecer e a se decidir a seguir esta urgente mensagem para a humanidade.
 
Pessoalmente temos nos precocupado em dentro de nossos limites, mas dentro de nossas capacidades e de nossa decisão firme de acatar as mensagens de acolhe-las e de tentar colocá-las em prática, da oração perseverante e da entrega livre, alegre e consciente nas mãos da Virgem de Medjugorje, do esforço para abrir o coração e de permitir sem reservas a ação de Maria e de Jesus Cristo no seu interior. Depois de algum tempo nesta prática e sabendo que ainda há muito a melhorar pensamos que podemos compartilhar algo da riqueza que temos colhido ao termos decidido com firmeza a seguir aquilo que Nossa Senhora pede. É como fazer um certo relatório-testemunho do caminho que temos percorrido e das conseqüências desta opção para mostrar os frutos que temos colhido . Podemos já constatar que, embora para chegarmos a sermos santos há ainda um longo caminho a percorrer, mas podemos perceber que se trata esta de uma genuina via de santificação pessoal e também para toda a sociedade.
 
Esperamos que este testemunho possa, de alguma forma, auxiliar outras pessoas a se decidirem e que juntos iniciemos um novo mutirão de fé e de resposta aos apelos da Rainha da Paz, pois aqueles que acolhem esta mensagem precisam se unir
 
Antes de tudo reafirmo a minha condição de pecador extremamente necessitado da misericórdia e do perdão de Deus. Não sou melhor do que ninguém, mas apenas tenho, como homem de fé, tido a graça de, em me abrindo para esta amorosa manifestação de Deus, poder testemunhar as enormes riquezas que delas advem, e que creio que por estar experimentando estas riquezas percebo a cada dia que passa mais claramente que estas não são mensagens opcionais para a Igreja e para a humanidade, elas são essenciais pois significam a diferença total para o nosso futuro.
 
 
O vidente Ivan Dragicevic bem comparou as mensagens de Nossa Senhora como às tarefas de uma escola. Na qual nós, como alunos, precisamos nos dedicar e nos aplicar para podermos acolher o seu significado e penetrarmos em sua essência, para assimilarmos o seu conteúdo. O fato é que como numa escola poderemos ter diferentes tipos de alunos, Desde aquele que acompanha com interesse as aulas, procura fazer o dever de casa, procura tirar suas dúvidas para poder passar de ano até o que não estuda, não se interessa, ou que nem mesmo quer ir, ou que está fora da escola, pois a abandonou . Somente compreenderão a matéria aqueles que a estudarem assiduamente. Quando temos o interesse verdadeiro vamos nos aplicar aos estudos. Mas para que estudemos seriamente precisamos compreender que a matéria que estamos estudando é de real importância para a nossa vida, que ela nos é necessária. Não é apenas importante o saber pelo saber, mas aquele conhecimento nos prepara para a vida. Assim o aprendizado das lições de Medjugorje nos prepara para a verdadeira vida que é a vida em Deus e que a única condição que dá ao ser humano já a partir desta terra a possibilidade de viver a sua plenitude existencial. Mas também em certos períodos da vida escolar nem sempre nos damos conta da real importância daquela etapa, do que aquilo vai servir e assim é também com as mensagens. Sua importância não podemos captá-la por completo neste momento, nesta vida, mas assim como o estudante estuda as liçoes estimulado pela mãe que lhe diz "estude, estude, estude" assim devemos algumas vezes também seguir as mensagens sem a compreende-las em sua totalidade. O futuro, aqui ou na eternidade, nos revelará.
 
 
E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raíz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. (Mt 13, 3-8)
 
Em relação à Mensagem de Medjugorje cabe muito bem também esta parábola do semeador que lançando a semente a terra teve várias situações. Desde aquela semente que caiu em solo pedregoso, aquela que caiu entre os espinhos, a que o passaro comeu e que caiu em diversos tipos de terra boa produzindo mais ou menos frutos. As Mensagens de Nossa Senhora são sementes de Deus...que tipo de terra tem dentro do seu coração?
 
O que eu posso testemunhar com segurança é que a compreensão do verdadeiro significado destas aparições de Nossa Senhora e de suas mensagens somente alcançará quem se decidir a fazer aquilo que ela pede. É somente mergulhando com decisão e coragem no cerne das mensagens, dos pedidos de Nossa senhora esforçando-se para por em prática em sua vida que após alguns meses ou mais tudo começa a ficar mais claro. Como um céu que estava nublado, as nuvens se dissipam e a pessoa começa a enxergar e ver de como tudo faz sentido ...que seguir tudo aquilo que Nossa Senhora pede vai nos levando pouco a pouco a uma profundidade espiritual na qual se percebe que por trás de tudo quem realmente está conduzindo todos os acontecimentos é o próprio Deus. Que Maria Santíssima se apresenta em Medjugorje como servidora do Altíssimo como Mãe para nos aproximar de nosso Pai criador de onde viemos e para onde iremos após esta breve passagem nesta vida. Por isso ela disse há poucos dias: "Eu estou lhes indicando o caminho que irá elevar sua alma a uma união completa com o meu Filho.". Maria santíssima vem, com um coração de Mãe, para nos indicar o caminho do mais alto grau de santidade: A completa união com Jesus Cristo.
 
 
O fato de alguém se decidir ou não pelo seguimento destas mensagens pode fazer toda a diferença para a vida de uma pessoa. A Mensagem mais importante de Medjugorje não são as mensagens escritas...mas é sim o fato de que as mensagens nos sinalizam que Nossa Senhora está realmente presente. E a força de sua presença dá novo significado a tudo o que se vive e acontece especialmente dá força às suas mensagens.. As mensagens nos enchem de alegria por que nos dizem que ela realmente está conosco. Que ela desceu do Céu naquele momento para falar conosco e nos chama de 'queridos filhos'. E que se ela está ali é porque Deus a enviou e se Ele a está enviando é porque Deus existe e não somente existe, mas Ele se interessa por cada um de nós. Ele ama a cada um de nós e não deseja outra coisa para nós senão a nossa felicidade e que se somos queridos filhos de Nossa Senhora é por que também, antes,  somos os queridos filhos de Deus.
 
 
E precisamos compreender que as mensagens adquirem a plenitude de seu significado apenas quando damos vida a elas . É o que diz o vidente Ivan Dragicevic quando afirma "Eu penso que é muito importante compreendermos o coração das mensagens. Nossa Senhora nos chama à fé, ao amor, à conversão,à oração, ao jejum e à penitência. Mas, essas não devem ser palavras vazias, se nós vamos de fato dar-lhes vida em nossas vidas".:
 
 
Dar vida às mensagens em nossas vidas somente poderá acontecer quando as levarmos a sério. Temos meditado que uma boa forma de se receber as mensagens seria como se elas nos fossem uma 'ordem de serviço'. Um técnico de uma empresa mais simples tem ali sobre a sua mesa um espeto onde conforme vão chegando os pedidos dos clientes as mensagens vão sendo fixadas e ele tem que pegar uma a uma aquelas ordens de serviço se dar conta do que se tratam, qual o serviço a ser realizado, pegar o equipamento necessário e se dirigir à casa do cliente para lá resolver o problema que está ali escrito naquela ordem de serviço. Assim são as mensagens de Nossa Senhora. Ela nos dá a ordem de serviço e os meios para fazermos a manutenção de nossos corações, para os 'consertamos' para Deus, para tirarmos deles aquilo que os atrapalha no seu funcionamento orginal, desejado pelo Senhor.
 
 
Assim nos damos conta que de fato estamos freqüentando uma escola, que com o passar dos meses e anos vamos percebendo que vamos sendo modificados pela prática cotidiana dos pedidos que ela nos faz e assim mês após mês aquela mensagem vai se tornando como que um alimento que nos dá um novo vigor para continuarmos a jornada. E então quando chega a nova mensagem a recebemos como alguém que está sedento, necessitado de um novo reforço para continuar.
 
Quem vai lendo as mensagens num primeiro momento vai percebê-las como muito simples e até repetitivas em muitos aspectos... porém elas são alimento... você toma café da manhã todos os dias... a cada dia você toma o café de uma marca diferente ou habitualmente toma o mesmo café? Cada dia você compra um pão de um tipo diferente ou na maior parte dois dias come o mesmo tipo de pão? Porém apesar de virem da mesma padaria, do mesmo mercado e de terem sido feitas pelo mãos do mesmo padeiro e o pão de hoje ser muito parecido com o pão de ontem e com o de amanhã, mas ele não é o mesmo pão. E ninguém reclama que o pão de hoje é parecido com o de ontem...apenas se ficarmos apenas olhando para eles. Se eles não se tornarem alimento para a nossa vida eles serão somente pães todos parecidos uns com os outros. Mas se nós os comermos, nos alimentarmos com aqueles pães então isto fará toda diferença pois sentiremos o seu sabor, eles nos sustentarão, nos permitirão trabalhar pela manhã.. Assim deve acontecer com as mensagens. Precisamos parar diante delas e 'mastigá-las', isto é decifrarmos aquilo que Nossa Senhora nos pede e nos decidirmos a realizarmos totalmente tal pedido. Se fizermos isto então começaremos a caminhar...perceberemos pequenas mudanças acontecendo que pouco a pouco vão se tornando mais perceptíveis na medida em que perseveramos nesta prática.
 
E se nós sentamos a mesa e comemos o pão de forma natural e decidida é por que sabemos que precisamos dele, que ele vai nos dar a força necessária para iniciarmos as tarefas do dia. Somente uma pessoa não sentiria necessidade do pão pela manhã... Aquele que estivesse morto. O morto, o cadáver, não iria pedir o pão, e nem se daria conta que ele estava ali.. Assim acreditamos que somente os que estão sob algum aspecto mortos ou adormecidos espiritualmente é que não se interessarão por mensagens que estão vindo diretamente do Céu puríssimas originárias do Coração do Deus Vivo e Eterno.
 
 
No seu conjunto os pedidos de Nossa Senhora quando levados a sério vão nos transformando, vão nos melhorando, vão nos libertando. O seguimento das mensagens para ser autêntico pode também ser comparado com o esforço de um alpinista. Aquele que vai escalar uma montanha não conseguirá chegar lá em cima se não estiver decidido a fazer um grande esforço. Ele terá que carregar consigo o equipamento precisará de grampo cordas, roupas especiais, capacete e quando estiver escalando terá que segurar firmemente na corda e fazer muito esforço para ir subindo metro a metro de montanha. Não bastará a boa vontade, não bastará um muito falar, não bastará fazer promessas, não bastará conhecer todo o percurso num mapa. Não! Ele terá que segurar firmemente na corda, terá que usar sua força muscular, para conseguir subir. Assim também devem se sentir aqueles que estão de fato sinceramente decididos a subir a montanha da santidade ao encontro de Deus que a Rainha da Paz nos propõe. Não basta ler as mensagens, não basta saber que elas existem, que são bonitas, não basta apenas a curiosidade de querer saber qual foi a última mensagem. Não, elas precisam se tornar uma "Ordem de serviço" uma tarefa a ser realizada e que vai nos exigir esforço sério e decidido, temos que tomar a mensagem em mãos lê-la com atenção, meditar em seu significado, captar a sua essência, e, depois de a termos assimilado com a mente e a enxertado este significado em nossos corações devemos nos colocar de forma decidida a torná-la vida em nossa vida. Ao tirarmos o tempo para por em prática o conteúdo da mensagem com sinceridade, amor, alegria, entusiasmo começamos a subir a montanha de Deus. Nesta hora perceberemos que, de fato, não conseguiremos avançar se não fizermos um esforço real, exigente. E ao consumirmos tempo e esforço de verdade este processo tem a capacidade de ir nos transformando na direção que Nossa Senhora deseja. Este esforço vai podando de nós aquilo que nos afasta de Deus e vai fazendo se desenvolver aquelas características que Deus deseja ver em nós. E aqui não se trata apenas de uma idéia abstrata. A sabedoria divina escolheu que estas aparições de Nossa ocorram na localidade de Medjugorje onde existem dois montes (Medjugorje mesmo significa 'Entre montanhas") um de Nossa Senhora (Colina das apariçõs) e outra de Jesus com a cruz no topo (Krizevac). E são duas montanhas de dificil acesso que todos os peregrinos que vão até lá desejam subir. Assim a dificuldade para subir as montanhas de pedra em Medjugorje são uma imagem real das dificuldades de se subir a montanha interior que nos leva ao encontro de Deus pelo crescimento espiritual no esforço diário de praticar o que Ela nos pede.
 
E é assim que tudo acontece. Num determinado momento perceberemos que este esforço realizado de forma perseverante nos coloca em um caminho de crescimento espiritual e quando isto acontece surge uma alegria interior, a alegria de compreender que tudo é verdade, que Nossa Senhora está realmente nos guiando por um caminho seguro por um caminho que nos conduz a Deus, um caminho de santificação que por sua vez é o caminho mais seguro capaz de nos conduzir a verdadeira felicidade. É mais do que um caminho mais seguro...ele é, na verdade, o único caminho seguro.
 
 
Por exemplo, quanto à vivência do jejum, posso lhes afirmar que hoje me sinto num nível onde devo dizer:"ai de mim se eu não jejuar". O jejum se tornou tão importante pois a ele está associado muitas conquistas que percebo claramente que são conquistas alcançadas com luta e que para mantê-las é preciso se continuar lutando. A oração perseverante nos alcança a paz na vida e o jejum a pão e água duas vezes por semana de forma muito especial, conforme diz Nossa Senhora, nos protege da ação de satanás. . O braço do inimigo não nos alcança. Ele até o estica para nos atingir, mas não consegue. E assim se realiza a promessa de Nossa Senhora. Quem reza não teme o futuro, quem jejua não teme o mal.
 
 
Para se rezar o rosário completo a cada dia é preciso que a cada dia se tome a decisão de fazê-lo. Para se fazer jejum duas vezes por semana é preciso que se tome semanalmente de novo a decisão de fazê-lo. Para se meditar um pequeno trecho da Bíblia diariamente e se tentar coloca-lo em prática é necessário se decidir a fazê-lo. dia após dia. Para se participar da Missa mais vezes por semana além do preceito dominical é preciso uma decisão para fazê-lo. A confissão mensal também pede a decisão de se fazer uma revisão de vida. Assim todos os pedidos quando levados a sério por alguém vão lançá-lo num processo de renovação constante da decisão, de ser necessário se decidir a cada dia. E é aqui que reside o processo dinâmico da santificação. Todos os dias somos chamados a escolher Deus novamente a dizer eu quero segui-Lo, eu quero fazer o que Tu pedes. E ao instalarmos este dinamismo de ser necessário se renovar a decisão por Deus a cada dia em nossas mentes, almas, corações este dinamismo vai nos permitir alçar um vôo em direção a liberdade e à felicidade conduzindo-nos para a intimidade do Coração de Deus. Após alguns dias Nossa Senhora vem e nos dá nova mensagem e aquela mensagem é um novo estímulo para prosseguirmos, para avançarmos ao cume da montanha de Deus. A nova mensagem é um fortalecimento para aqueles que estão no caminho. É uma alegria sabermos que Maria Santíssima continua ao nosso lado, caminhando conosco e que ela não vai nunca nos decepcionar. E assim podemos todos continuar seguindo pelas estradas da Vida rumo à eternidade, pois Ela, a Rainha da Paz, nossa mãe, como um dom do Pai, está no meio de nós.
 
 
Filhinhos,
 
Creiam, rezem e amem, e Deus estará perto de vocês. Ele lhes concederá todas as graças que Lhe pedirem. Eu sou um dom para vocês, porque Deus me permite, dia após dia, estar com vocês e amar a cada um de vocês com um incomensurável amor. Por isso, filhinhos, na oração e na humildade, abram seus corações e sejam testemunhas de minha presença.
 
Obrigada por terem respondido ao meu chamado