Quinta pedrinha - jejum a pão e água - Perguntas e respostas

 

Perguntas e respostas sobre o jejum a pão e água
 
Com frequência recebemos emails com perguntas referentes ao jejum a pão e água. A partir deste artigo manteremos um arquivo permanente com todas as perguntas e as respotas sobre este assunto. Leia as perguntas que recebemos e as respostas..faça suas perguntas
 
 
 
Saiba mais sobre o jejum a pão e água - clique aqui
 
Faça você mesmo também a sua pergunta sobre o jejum a pão e água.
E-MAIL clique aqui
 

"Olá, tenho uma dúvida que gostaria imensamente que fosse sanada: Nossa Senhora pede para que ninguém senão Deus e você mesmo saiba que está se jejuando, como fazer isto se almoço e janto em casa junto com minha família? No aguardo" Silvana

 

Silvana, 

 

Muito obrigado por acessar nosso site e por nos enviar este email. Estamos a serviço da Rainha da Paz.

Vou dizer o que penso sobre isto. Você tem toda razão em se preocupar com o modo de se fazer  jejum diante dos outros. Jesus mesmo disse no Evangelho que devemos jejuar de forma discreta sem chamar a atenção dos outros. De Nossa Senhora desconheço  Mensagem onde Ela tenha dito isso que ninguém soubesse que se está jejuando até por que Ela pede que todos jejuem.

 

Na prática o fundamental, eu penso, é a intenção pura no coração diante de Deus de se responder ao pedido de Nossa Senhora com o objetivo de ajudar na realização dos planos de Deus e de Nossa Senhora para Medjugorje, a começar de nossa própria conversão, na conversão das outras pessoas, na vitória sobre as tentações, sobre os planos de satanás.
 

Tendo esta intenção serenamente plantada em nossa consciência as outras questões são circunstanciais. Não há como você não almoçar nem jantar todas as quartas e sextas e a sua família não perceber a sua ausência. Não vejo problema em você explicar o porque de estar jejuando. O problema está quando você faz disso uma forma de autopromoção tipo "Vejam como eu estou jejuando" para, como se diz, 'aparecer' ou de que de alguma forma você queira se sentir superior aos outros.  Por isso em uma Mensagem Nossa Querida Mãe nos disse: "Queridos filhos rezem e jejuem a partir do coração". A Bíblia diz que o homem vê o exterior e Deus vê o coração por isso devemos jejuar a partir do coração.

 

Assim, Silvana,  é somente o jejum que fazemos sintonizados com o coração de Jesus e de Maria que são úteis para Nossa Senhora. Portanto se possível que ninguém saiba que se está jejuando, mas se não tiver jeito não há problema em as pessoas saberem desde que você se mantenha na humildade. Paz!

 

 
"Gostaria de saber o que fazer nos dias de jejum, quando se recebe alguma visita ou quando é necessário visitar alguém(principalmente em visitas prolongadas como nas férias), já que,me corrijam se estiver errado, mas penso que o jejum exige um tempo de meditação e um espírito de retiro e silêncio, que,nessas circunstâncias, são difíceis de conseguir.Além disso ficaria chato no momento das refeições dizer que não participaria.Seria melhor então interromper o jejum ou continuar a fazê-lo mesmo assim?"  Igor da Silva
 
 
Igor, parece me que você está se referindo a duas situações distintas. Um dia que se recebe uma visita ou se vai fazer uma visita e uma situação prolongada de férias, por exemplo, na casa de amigos.
 
Quanto a primeira situação se você perceber que deveria comer com aqueles amigos que o convidaram para uma situação especial (aniversário, formatura, etc) ou mesmo uma pessoa que está de passagem pela cidade e somente tem a quarta ou a sexta para se encontrar com você, você poderia comer sim com esta pessoa trocando o dia de jejum pelo dia anterior ou posterior. Se o convite for para quarta você pode fazer o jejum na terça. Se o convite for para sexta você pode fazer o jejum no sábado.
 
Porém se é uma situação mais prolongada como um mês de férias então eu penso que este será um importante momento para testemunhar a sua fidelidade à Deus e  à Nossa Senhora. O nosso jejum não é feito para agradar aos homens mas a Deus "Queridos filhos, eu preciso do vosso jejum". Mas esta dimensão é uma de suas mais fortes características que revela que estamos decididos a dar e a perseverar em nosso sim a Deus. Quando todos estiverem comendo saborosas comidas você come o pão e bebe água com simplicidade. Então as pessoas se perguntarão o porquê de você não comer como os outros e você poderá dar o seu testemunho: "É por que Nossa Senhora nos pede o jejum a pão e água às quartas e sextas feiras." É também uma forma de demonstrar o seu amor e respeito à Nossa Senhora. Por exemplo, Igor, nestes dias de peregrinação a Fátima, Roma, Assis, Cássia e Medjugorje estarei fazendo o jejum normalmente todas as quartas e sextas-feiras.
 
 
Gostaria de saber se fazendo o jejum à oração e água, se é valido, pois nunca consegui a pão e água e esse eu consigo. e faço com muito prazer e alegria, mas às vezes me pergunto se estou agradando a Deus. pois é tudo que eu quero nesta vida, obedeccer os pedidos de minha Mãe do Céu.por favor me respondam. obrigada. / Enivam - Sertania - PE
 
Enivan,
 
Nossa Senhora diz que o melhor jejum é o jejum a pão e água e é este que divulgamos. Porém, ela também diz que precisa de nossos sacrifícios, assim entendo que o seu jejum á oração e água é valido, sim, para Nossa Senhora, pois significa um sacrifício a mais. Embora no seu caso parece que o comer pão também seria um sacrifício, por ser algo difícil para você. 
 
Costumamos fazer as pessoas repensarem o seu jejum quando elas acrescentam algo a mais do que Nossa Senhora pede, mas, quando se refere a um sacrifício a mais e que não cause problemas à pessoa, então, não temos o porquê de modificar. Dentro de um saudável equilíbrio mais orações e mais sacrifícios são sempre bem vindos para Nossa Senhora.
 
Paz!
 
 
Gostaria de tirar uma duvida sobre o jejum a pão e água. Tenho alergia a pao frances, me da ansia..posso trocar ele por aquelas bisnaguinhas,bolacha agua e sal,..?Esses nao me fazem mal..Mt Obrigado e fiquem com Deus!!!! - Gustavo
 
"Estou agradecendo ao Altíssimo por cada um de vocês que vive as minhas Mensagens com o coração."
 
Gustavo,
 
Muito obrigado por acessar nosso site e por nos enviar este email. Estamos a serviço da Rainha da Paz.
 
Nossa Senhora vê a nossa boa vontade em realizar os seus pedidos e nos agradece. Sobre o tipo de pão que pode ser comido durante o jejum padre Slavko disse que poderia ser o pão que a pessoa mais gostasse. (creio que desde que não seja um pão recheado, ou com creme  sobre ele, ou coisa parecida que tirasse a simplicidade do pão). Pessoalmente eu penso que pessoa deveria continuar comendo o pão que ela come no dia a dia, embora pudesse modificar se fosse muito difícil para ela. Mas relembro que Jakov se referindo ao sacrifico do jejum diz que o jejum é fácil se pararmos para pensar no que Jesus fez por nós... medite por uns instantes na Paixão de Jesus... pense que Ele foi açoitado, cuspiram em seu rosto, zombaram dele, ele se deixou pregar vivo numa cruz por amor a nós... o que é comer pão por um dia diante disso?
 
Sobre a sua pergunta, mais exatamente, o que eu posso lhe dizer é que procure um pão dentre os diversos tipos que existe e que você se adapte a ele. Eu, por exemplo, por um tempo comi torrada (pão torrado) hoje como o pão comum ou às vezes aquele que por aqui chamamos pão doce (ou massinha). Também o jejum não é para nos dar prazer e satisfação... é um pequeno sacrifício. Nossa Senhora diz: "Queridos filhos eu preciso do seu jejum e dos seus sacrifícios e orações."
 
Quanto a trocar pão por bolacha isto não me sinto autorizado a modificar, as bisnaguinhas não sei como são estas bisnaguinhas... O que eu sei é que Nossa Senhora disse 'pão e água' . Os videntes sempre explicam que Nossa Senhora sempre disse que somente os gravemente enfermos e que estariam dispensados do jejum e deveriam substituir por um outro sacrifício. No futuro quando os segredos começarem a ser revelados haverá uma diferença entre os que fizeram o jejum e os que não fizeram. Também sabemos que o jejum não é unicamente fruto de nossa própria vontade, mas o jejum é um dom de Deus. Por isso para podermos jejuar também isto é fruto da graça de Deus... assim procure falar com Deus e com Nossa Senhora em oração sobre a sua dificuldade mostrando que você deseja sinceramente fazer tudo o que Ela nos pede e pedindo que Ela lhe ajude a realizar os seus pedidos completamente.
 
Gustavo, estamos rezando por você. Também pedimos as suas orações.
 
Paz
 
PERGUNTA - Começo o jejum na 4ª as 06h e volto a comer na 5ª as 6hs (24 hs). E o mesmo na 6ª feira....  Estou certo? / Mauro - São José do Rio Preto/SP
 
"Queridos filhos, Hoje, desejo convidá-los a rezar e a abandonar-se totalmente a Deus. Saibam que Eu os amo e que venho, aqui, por amor, para mostrar-lhes o caminho da paz e da salvação de suas almas. Desejo que me ouçam.". |
 
Mauro,
 
Muito obrigado por acessar nosso site e por nos enviar este email. Estamos a serviço da Rainha da Paz.
 
Nossa Senhora não nos pediu 24 horas de jejum duas vezes por semana, ela nos pediu jejum a pão e água às quartas e sextas-feiras. Não fomos nós nem os videntes que definiram os dias de jejum foi Nossa Senhora e Ela disse quartas e sextas. Se você jejua da meia noite às seis da manhã de quinta você já não está mais na quarta. Se você come na quarta antes das seis já não está jejuando as 24 horas de quarta.  Também é importante ressaltar que já vi Mirjana explicar mais de uma vez que pessoas perguntam se podem mudar o dia de jejum. Ela responde que tudo ficará claro quando todas as coisas que estão para acontecer começarem a acontecer, que as pessoas compreenderão o porquê de Nossa Senhora pedir o jejum às quartas e sextas, o porquê das Aparições nos dias 2. Ela diz que todas estas datas tem significado e importância.
 
Assim, Mauro, não posso lhe dizer que o jejum feito da forma que você descreve não tenha valor, certamente que tem. Mas não é o jejum como Nossa Senhora nos pede. E isto eu não tenho autoridade para mudar nem sugerir que você faça diferente. A Missão da Associação Queridos Filhos é procurar viver e transmitir com fidelidade a Mensagem como ela nos vem do Céu.
 
Mauro, desejamos-lhe a Paz!
 
 
"Rezo por vocês constantemente e desejo, cada vez mais, aproximá-los de Deus, mas nada posso fazer, se vocês não o quiserem. Por esta razão, queridos filhos, coloquem suas vidas nas mãos de Deus. Eu os abençôo."
 
 
PERGUNTA - Olá, Boa tarde! tenho uma grande dúvida a respeito do jejum a pão e água. Há algum tempo venho fazendo jejum às sextas feiras de não comer carne, antes mesmo de ter conhecimento sobre o jejum a pão e água. Quando soube dos pedidos de Nossa Senhora desse tipo de jejum às quartas e sextas feiras comecei a então fazê-lo. Mas olha o que acontece: durante a noite, principalmente, e às vezes no período da tarde acabo comendo mais de uma pão, as vezes dois, três..... Acho que isso nao é mais jejum de pão e água, ou continua sendo? Por favor me esclareça essa grande dúvida... muito obrigada! / Juliana /ES

RESPOSTA - Juliana, O pedido de Nossa Senhora é para que comamos apenas pão e água às quartas e sextas-feiras e Ela não falou em quantidade.Você pode comer tantos pães quanto sentir necessidade para saciar a sua fome. Paz!
 
 
PERGUNTA - Gostaria de saber se o jejum vai até as 18 horas ou até a manhã seguinte? Gratidão. Carlota. São Paulo/ SP

RESPOSTA - Carlota, Muito obrigado por acessar nosso site e por nos enviar este email. Estamos a serviço da Rainha da Paz.
Quanto a sua pergunta vou citar as palavras bem elucidativas de Mirjana sobre o jejum a pão e água no Festival da Juventude de 2006:
Falando sobre o jejum a pão e água no 17º Encontro Internacional da Juventude em Medjugorje em 2006, Mirjana esclareceu:
 
“Nossa Senhora, Rainha da Paz, recomenda o jejum às quartas e sextas feiras, a pão e água. Sabe-se que é difícil e que não agrada a muitas pessoas. Também a esse respeito aqui em Medjugorje verifico que as pessoas das mais diferentes nações dizem a mesma coisa, o quanto é difícil para elas o jejum e a oração”. “Nossa Senhora pediu o jejum a pão e água. Os americanos perguntam se podem tomar café pela manhã. Eu lhes digo: que seja antes de Nossa Senhora acordar, pois assim Ela não verá o café que tomam... Os italianos: podemos almoçar ou jantar ? Cada um procura contornar... Também indagam: quantas horas de jejum ? Como se não soubessem que o dia tem 24 horas ! Nossa Senhora disse: "Pão e água". Somente para os doentes não é recomendado. Ela disse que os doentes saberão como substituí-lo. Todos os demais devemos rezar, pedindo ajuda a Deus para conseguirmos jejuar. O jejum é um dom de Deus”.
 
Assim, Carlota, o jejum que Nossa Senhora pede em Medjugorje deve iniciar-se à zero hora de quarta-feira e termina  às 24 horas deste mesmo dia com uma duração total de 24 horas. A mesma coisa na sexta feira.
 
Deve-se inciar aos poucos e ir aumentando aos poucos. Comece primeiro na sexta-feira e depois de conseguir pode se iniciar às quartas-feiras da mesma forma. Você pode iniciar pelo café da manhã e janta e depois iniciar no almoço.... ou, melhor, reze e pergunte a Nossa Senhora de como Ela deseja que isto aconteça, pois o jejum não é somente fruto do nossos esforços e boa vontade... o jejum, (como concluiu Mirjana no texto acima apresentado) é também um dom de Deus.
 
Paz! Carlota, rezamos e jejuamos por você.
 
Muito obrigada por responder a msg que enviei. Vou começar devagar, aos poucos como orientou.
Tenho um profundo amor por NSra. Ela é a minha madrinha de batismo. Minha irmã  que já era mocinha na ocasião do meu batismo me segurou no colo  substituindo NSra. No meu batistério consta NSra como minha madrinha. Meu pai foi um grande devoto Dela e partiu dele esse desejo no meu batismo. Sempre senti e sinto Sua presença e Seu amparo. Amo muito, muito, muito Ela. Sei que não sou digna dessa proteção mas as Mães são assim mesmo, não é?
Grande abraço. A Paz esteja com voces. Carlota
 
PERGUNTA - A respeito do jejum, gostaria de saber : Nossa Senhora disse para jejuar por 24 horas ,então se faço a ultima refeiçao no dia anterior as 18 horas ,posso terminar o jejum no dia seguinte as 18 horas ? Quando durmo em jejum sinto muita fraqueza no outro dia? (Alice - São Lourenço - Minas Gerais)
 
RESPOSTA - Alice, Nossa Senhora não pediu diretamente para se jejuar por 24 horas. Ela pediu diretamente para se jejuar às quartas e sextas-feiras. Como as quartas e sextas-feiras têm 24 horas, então, podemos colocar este tempo. Nos dizemos 24 horas para dar mais clareza a algumas pessoas que procuram perguntar se podem tomar café da manhã, se podem tomar chá, jantar ou fazer o jejum como você diz. De nossa parte temos que dizer unicamente o que sabemos através dos videntes que Nossa Senhora pediu e podemos acrescentar mais algum necessário esclarecimento dos videntes quando respondem aos peregrinos suas dúvidas sobre o jejum. Neste sentido temos bastante segurança em afirmar que o jejum que Nossa Senhora pede em Medjugorje deve ser das '0' as 24 horas das quartas e sextas-feiras alimentando-se unicamente com pão comum e bebendo-se unicamente água pura acompanhados do oferecimento espiritual. Devemos jejuar a partir do coração, isto é, com amor e por amor, e não simplesmente 'por obrigação'. O jejum em Medjugorje é pedido para todas as pessoas e somente os gravemente enfermos podem substituir o jejum por um outro pequeno sacrificio. Lembremo-nos que Nossa Senhora vem a Medjugorje enviada por Deus: "Queridos filhos! Deus me enviou entre vocês por amor, para conduzi-los pelo caminho da Salvação." Assim podemos entender seus pedidos como pedidos do próprio Deus à humanidade.
 
Se você começar a fazer às 18 horas do dia anterior você já estará fazendo o jejum na terça-feira e não na quarta.Você fala que sente fraqueza, mas é por que você está dormindo com fome. Nossa Senhora não disse para ninguém passar fome, mas apenas comer pão e beber água. Se você comer mais pão se sentirá saciada e não sentirá tanta fraqueza. Pessoalmente, algumas vezes, sentimos alguma fraqueza também e nestes momento nos damos conta de nossa fragilidade e buscamos mais a Deus. Porém não devemos deixar de nos alimentar com pão e água.
 
"Obrigada pelo esclarecimento. Com a ajuda de Nossa Senhora vou fazer exatamente como Ela pede!"
 
Alice - São Lourenço - MG
 
 
 
PERGUNTA - Gostaria de saber como fazer jejum as quartas e as sextas de pão e água, significa que eu posso comer pela manhã qualquer alimento mais não pode ser pão e água ? (Aurelino - Maceió - Alagoas)
 
RESPOSTA - Nossa Senhora não pede para se fazer jejum de pão e água, mas sim Jejum a pão e água. Significa que você comerá durante as 24 horas das quartas e sextas feiras apenas pão e água. Não precisa passar fome, mas apenas comer pão e água.
 
 
PERGUNTA - Irmãos da Associação Queridos Filhos,a paz!  Faço parte de uma nova comunidade e aqui fazemos um jejum na sexta-feira, que consiste em tomar o café da manhã e um lanche à tarde apenas; tiramos o almoço e na quarta-feira não jejuamos. Porém, sinto minha consciência pesada, me dizendo do jejum à pão e água, que Nossa Senhora nos pede e que não posso fazer aqui; eu estou indo contra o apelo Dela? Fico triste às vezes por isso, mas preciso seguir a regra da comunidade, apesar de desejar jejuar como Ela nos pede; como fica minha situação? Por favor, me oriente. Deus os abençoe e obrigado. ( Paulo - Belo Horizonte - MG)
 
RESPOSTA - Paulo, Muito obrigado pelo seu email. Em Medjugorje tudo deve ser feito com amor e por amor. Aqui penso que é necessario fazer um bom discernimento. Em várias mensagens da Rainha da Paz ela afirma que "Deus a está enviando" . Assim, se você tem a convicção interior de que Nossa Senhora está sendo enviada por Deus a Medjugorje e nos faz seus pedidos então é o próprio Deus que pede (pede...não força). Se existe amor a Deus então se procurará fazer tudo aquilo que Ele nos pede através dela... incluindo o jejum a pão e água.
 
Neste sentido se a sua comunidade ainda não acolheu o dom destas Aparições penso que você pode tentar conversar com a coordenação e explicar o seu sentimento e desejo. Se houver compreensão e acolhimento você poderá fazer o jejum às quartas e sextas a pão e água sem no entanto tentar impor a ninguém. E a comunidade não tem com o que se preocupar por que você estará fazendo mais e não menos do que eles lhe pedem.
 
Porém se houver uma não aceitação absoluta você terá que questionar se esta comunidade é realmente adequada para você... pois antes devemos obedecer a Deus do que aos homens e em Medjugorje é Deus que pede o jejum a pão e água por meio de Nossa Senhora. Porém se vocÊ se sente realmente identificado com esta comunidade deverá abrir mãso do jejum a pãoe água como Nossa Senhora pede em Medjugorje. Neste caso a decisão é sua.
 
Paulo... rezamos por você todos os dias. Reze por nós
 
Paz!
 
 
 
PERGUNTA - Dr. Dário, A Paz de Jesus! Tempos atrás fiz contato com o senhor a respeito do jejum a pão e água e fui respondido com muita atenção. Mas hoje queria saber ainda algumas coisas sobre o jejum (Luís - Santo André-SP).
 
 Como tenho problemas de estômago (gastrite) e quando como o pão me dá queimação ou dores. O que devo fazer? (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Luis Eduardo, vou tentar responder suas dúvidas conforme a minha compreensão:É preciso considerar a real gravidade de sua gastrite pela avaliação do clinico ou do gastroenterologista. Se ao final significar algum risco de maior gravidade você deverá substitutir o jejum a pão e água por alguma outra forma de abstinência. Sobre as doenças que impedem o jejum a pão e água os videntes sempre explicam que deve se tratar de uma doença com gravidade realmente significativa.
 
 
PERGUNTA - O jejum pode começar de manhã com um café da manhã simples como por exemplo pão francês e café com leite e terminar no outro dia? (Luís - Santo André-SP).
 
 
RESPOSTA - Vou lhe transmitir a resposta que recebi de Ana Shawn sobre o período de jejum (Ana nos Estados Unidos trabalha para Nossa Senhora junto com o vidente Ivan) Ela me escreveu: “ Em Medjugorje faz-se normalmente as refeições de terça-feira. As pessoas vão dormir no seu horário habitual e quando acordam na quarta-feira já estão jejuando a pão e água. Permanecem assim o dia todo . Vão dormir na quarta à noite em jejum a pão e água e na quinta-feira de manhã voltam a alimentar-se normalmente. Na quinta-feira à noite se repete como na terça-feira. Na sexta-feira se jejua a pão e água e somente no sábado se toma o café da manhã mais reforçado".
 
"Que a oração e o jejum abram seus corações e os ajudem a descobrir o Pai Celestial através de meu Filho. Ao descobrirem o Pai, suas vidas serão direcionadas para a realização da Vontade de Deus e para a realização da família de Deus, da maneira que o meu Filho deseja. Eu não os deixarei sozinhos neste caminho. Obrigada!"
 
E lembrem-se que jejuar não é tão difícil assim. Pense no que Jesus fez por nós (video). Somente os gravemente enfermos estão dispensados devendo trocar o jejum por uma outra abstinência ou sacrificio que lhes seja possível. Em uma entrevista a vidente Vicka informou que Nossa Senhora diz que aqueles que se justificam dizendo que não conseguem jejuar por que tem dor de cabeça, dor de estomago, tontura ou outra queixa menor que o que lhes falta e força de vontade e decisão. Deve-se fazer o jejum corretamente começando-se devagar, aos poucos e ir se aumentando aos poucos. Não se precisa passar fome nem sede, mas comer apenas pão e beber apenas água.
 
PERGUNTA - Pe. Jonas Abib diz em seu livro sobre o jejum que Nossa Senhora de Medjurgore termine o jejum as 16:00 horas. Isto está correto e existe esta mensagem? (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Não conheço o livro do padre Jonas ao qual você se refere e me parece estranho que ele tenha escrito assim Pois o que eu tenho visto na Comunidade Canção Nova é apoio a Mensagem de Medjugorje através de matérias, videos e peregrinações. Em Medjugorje, conforme afirmam todos os seis videntes, Nossa Senhora pede o jejum a pão e água de 24 horas todas as quartas e sextas feiras.
 
PERGUNTA - Posso fazer o jejum da Igreja, ou seja, deixando de fazer uma refeição e as outras duas com uma refeição mais leve? (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - O jejum da Igreja você deve fazer. O jejum de Medjugorje é uma resposta de amor ao pedido de Nossa Senhora para aqueles que já receberam a graça de compreender que ela realmente está entre nós. Não vejo oposição entre os dois por que se você fizer o jejum que Nossa Senhora pede em Medjugorje já estará fazendo o que a Igreja pede e ainda mais. Eu penso no jejum como um auxilio espiritual, para as batalhas espirituais do dia a dia. Assim a prática do jejum a pão e água é para mim não exatamente mais um preceito, mas um poderoso auxilio espiritual para a vivência diária de nossa vida cristã. Penso que só descobre o valor do jejum a pão e água quem se decide a fazê-lo... há um tesouro escondido. Se você faz você com amor e convicção você encontrará o tesouro ...se não faz não o encontrará.
 
 
 
PERGUNTA - Quais outros tipos de jejum de alimento que posso fazer devido a dores de estômago que tenho? (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Como Nossa Senhora falou sobre o jejum a pão e água como o melhor jejum eu nunca me preocupei em buscar outro tipo por que não tenho tido dificuldades para conseguir... Os videntes sempre dizem assim "Reze e Deus e Nossa Senhora lhe ajudarão a descobrir o melhor jejum que lhe é possivel fazer". Eu apenas descobri que o jejum a pão e água pode ser feito com torrada e isto me foi de ajuda.
 
PERGUNTA - Me oriente no que for possível, pois quero fazer a vontade de Deus. (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Luis, a Associação Queridos Filhos está a serviço da Rainha da Paz, e isto significa, que tudo o que nos esforçamos para viver e fazer é unicamente aquilo que Nossa Senhora ensina e pede em Medjugorje através de suas aparições. Assim conte conosco sempre que precisar algo neste sentido. Se pudermos lhe ajudar o faremos com muita alegria. Estamos rezando por você para que Deus lhe ajude a descobrir os meios para melhor realizar o que Nossa Senhora pede. Reze também por nós Luis! Muito obrigado e que Deus o abençoe.
 
Muito obrigado e que Deus o abençoe e com certeza estarei orando pelo senhor, por sua família e pelo trabalho realizado por todos vocês que é muito lindo.(Luís - Santo André-SP).
 
 
PERGUNTA - Dr. Dário, Peço suas informações, novamente...Ontem resolvi fazer o jejum como Nossa Senhora nos pede. Jantei normalmente na terça-feira e na quarta-feira de manhã comecei o meu jejum. Usei o pão francês. Comi meio pão de manhã, meio pão na hora do almoço e a noite comi um pão inteiro e durante o dia tomei água, não junto com o pão para evitar queimação no estômago. Mas a noite comecei a sentir dor de cabeça que se estendeu até de manhã. Isto é normal? (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Luis, uma primeira observação é que no jejum a pão e água Nossa Senhora não nos pede para passar fome. Mas que se coma naquele dia somente pão e água. Quero dizer que se você quiser pode comer mais quantidade de pão e não apenas meio de manhã e meio a tarde. Sem exagerar como quanto quiser. Veja se fazendo assim não desaparece a dor de cabeça. Também existem diversos tipos de pão. Escolha um que você se adapte melhor.
 
Se você não se adaptou bem na quarta feira talvez você possa iniciar fazendo o jejum um dia só na semana. Quando você sentir que já se adaptou aquele dia comece o segundo. Faça primeiro na sexta-feira e não faça na quarta. Depois quando sentir que já está firme inicie na quarta. . Os videntes orientam a se fazer assim, Nossa Senhora também começou com a oração e depois pediu o jejum de um dia e mais tarde o segundo dia. Posso lhe dizer que eu fiz assim e deu certo
 
Outra observação importante que não é apenas o jejum. Junto com o jejum devemos intensificar as nossas orações. Quando nos vem aquelas sensações quando o organismo responde pelo que estamos fazendo (jejuando) é o momento de buscarmos mais a Deus, de nos lembrarmos mais dele. Ali sentimos a nossa fragilidade e a nossa necessidade do Deus que é Eterno.
 
PERGUNTA - Li um livro da Irmã Emanuelle da Comunidade Beatitudes da França, lançado pela editora Canção Nova - Libertação através do Jejum. E esta irmã diz em seu livro que quando surge a dor de cabeça é que não estamos fazendo o jejum de coração. É isto mesmo? Me oriente. (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Quanto a observação de irmã Emanuelle você teria que perguntar para ela mesma, pois eu não saberia lhe responder por que ela fez aquela afirmação. Em outubro de 2010 ela estará na Canção Nova.
 
Dr. Dário, Muito obrigado pela sua ajuda e acredito que Nossa Senhora se alegra com a sua iniciativa de divulgar as suas mensagens, mas principalmente o nome de Jesus. Se não for incomodar gostaria de tirar mais algumas dúvidas:
 
 
PERGUNTA - Quando o senhor fala que eles já acordam fazendo o jejum a pão e água, como seria? De manhã eles comem um pedaço de pão? (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Luis,  não significa que ao acordarem eles já comem um pedaço de pão. Significa que quando acordam eles já estão decididos a comer unicamente pão e tomar unicamente água o dia inteiro.
 
Veja o que diz Mirjana, a vidente: Falando sobre o jejum a pão e água no 17º Encontro Internacional da Juventude em Medjugorje em 2006, Mirjana esclareceu:
 
“Nossa Senhora, Rainha da Paz, recomenda o jejum às quartas e sextas feiras, a pão e água. Sabe-se que é difícil e que não agrada a muitas pessoas. Também a esse respeito aqui em Medjugorje verifico que as pessoas das mais diferentes nações dizem a mesma coisa, o quanto é difícil para elas o jejum e a oração. Nossa Senhora pediu o jejum a pão e água. Os americanos perguntam se podem tomar café pela manhã. Eu lhes digo: que seja antes de Nossa Senhora acordar, pois assim Ela não verá o café que tomam... Os italianos: podemos almoçar ou jantar ? Cada um procura contornar... Também indagam: quantas horas de jejum ? Como se não soubessem que o dia tem 24 horas ! Nossa Senhora disse: "Pão e água". Somente para os doentes não é recomendado. Ela disse que os doentes saberão como substituí-lo. Todos os demais devemos rezar, pedindo ajuda a Deus para conseguirmos jejuar. O jejum é um dom de Deus”
 
 
PERGUNTA - Eu tenho feito o jejum assim: de manhã eu tomo o meu café com leite e pão normalmente e depois durante o dia é que vou me alimentando de pão e as vezes faço uma refeição leve a noite, como por exemplo um café com leite ou chocolate e pão. Assim eu tenho conseguido fazer (Luís - Santo André-SP).
 
RESPOSTA - Veja o que disse Mirjana em outra ocasião: "Nossa Senhora deseja de nós o jejum. Para ela o jejum é a pão e água. E ela quer quarta e sexta feira. Ela não quer o jejum daqueles que são doentes, mas verdadeiramente doentes. Ela disse que eles através da oração compreenderão que outra coisa poderão fazer no lugar do jejum a pão e água. Eu lhes sugiro de tentarem fazer como Nossa Senhora fez conosco.O primeiro que ela quis de nós foi rezar todos os dias sete Pai Nosso e Ave Maria e Glória ao Pai e credo de joelhos, depois de um tempo Nossa Senhora pediu uma parte do rosário e que fizessemos o jejum às sextas-feiras, depois de alguns meses segunda parte, depois terceira parte e que fizessemos o jejum às quartas feiras. Nossa Senhora ia passo a passo e também vocês devem tentar fazer assim. O importante que dizem sim importante que digam a mãe que vocês querem segui-la e ela te dará a mão ela te ajudará naquela estrada que leva a Jesus importante é que teu coração esteja aberto e que teu coração queira caminhar com Nossa Senhora. Quando os peregrinos em Medjugorje me dizem 'quando voltar a casa farei jejum duas vezes por semana que vou rezar o rosário completo todo dia'. Eu logo lhes digo Não prometam tudo isso por que não farão prometam uma coisa que farão, prometam que rezarão os sete Pai Nosso, Ave-Maria e Gloria todo dia e então você crescerá na oração e para ti será pouco aquilo que prometeram e você vai aos poucos por que o teu coração se abre aos poucos.". Assim o jejum a pão e água é para todos e deve ser iniciado aos poucos e feito com amor e oração.
 
 
PERGUNTA - Bom dia! Sr. Dario, me disseram que não se faz jejum durante todo o tempo pascal. Me informe se há recomendação/instrução de Nossa Senhora para se fazer jejum nesse tempo. Obrigado! (Domingos Sávio - Goiania - GO 
RESPOSTA - Domingos, Muito obrigado pelo seu email. Sobre a sua pergunta não vou lhe dar uma resposta pronta, mas algumas diretrizes que lhe permitirão chegar a sua própria conclusão.
 
Quando se fala em jejum ou em outras práticas específicas da vida cristã é preciso se distinguir o específico de Medjugorje. Estamos falando de uma manifestação extraordinária de Deus na história enviando a Santíssima Virgem Maria, para através dela, se comunicar com a humanidade. São inumeras as mensagens onde Nossa Senhora diz que "Deus me enviou". Assim o que Nossa Senhora diz não é um desejo pessoal dela. Ela vem dizer aquilo que Deus quer que ela diga. Assim em primeiro lugar é preciso saber se você já chegou a uma conclusão pessoal a respeito da autenticidade das Apariçõers, isto é, que Nossa senhora mesmo está vindo a Medjugorje. Pessoalmente eu tenho esta convicção positiva... você eu não sei. Se você não tem esta convicação tudo fica relativo...se você tem tudo fica claro.
 
Então eu lhe escrevo a partir de minha convicção pessoal, em consciência. As minhas palavras são a expressão daquilo que eu acredito e você poderá seguir ou não.
 
Pelas normas da Igreja, no Brasil são dias de jejum e abstinência a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. Por determinação do episcopado brasileiro, nas sextas-feiras do ano (inclusive as da Quaresma, exceto a Sexta-feira Santa) fica a abstinência comutada em outras formas de penitência. O jejum atual, portanto, consiste em tomar uma só refeição diária completa, na hora de costume: pela manhã, ao meio-dia ou à tarde, com duas refeições leves no restante do dia.
 
Não existe um jejum de Medjugorje em oposição a um jejum da Igreja. A nossa obrigação habitual é seguir o jejum prescrito pela Igreja. Eu considero o jejum a pão e água pedido por Nossa Senhora uma decisão pessoal e amorosa de quem conhece os fatos e acredita que Nossa Senhora está aparecendo em Medjugorje e falando à humanidade. Embora, em minha convicção também, ele deveria ser feito por toda a humanidade.
 
Como eu acredito que aquilo que Nossa Senhora pede vem do Céu eu também creio que o jejum a pão e água é realmente o melhor para a Igreja. Assim, todos, com exceção dos doentes, devem jejuar a pão e água às quartas e sextas feiras. Porém, isto se trata de uma opinião pessoal. Algumas tradições da Igreja foram assumidas a partir de revelações e Aparições.Uma das mais conhecidas atualmente são aquelas ligadas à Divina Misericórdia... o Terço da Misericórdia foi ensinado por Jesus à irmã Faustina e assumido para toda a greja como um bem espiritual inestimável.
 
Se você for procurar regras você as encontrará e poderá segui-las e estará cumprindo o seu dever. A resposta aos pedidos de Mejugorje só se justificam por uma via: pela via do amor. É unicamente por amor que devemos fazer aquilo que Nossa Senhora pede. Nunca li em nenhum artigo, nem vi em nenhum video dos videntes de Medjugorje nem nunca ninguém me orientou de que o jejum a pão e água pedido por Nossa Senhora nestas Aparições deveria ser interrompido em alguma época do ano. E isto no meu entender por uma questão simples de se compreender. O jejum não é uma prática simplesmente legal. O jejum é um poderoso meio de fortalecimento espiritual, para o qual não há substituto. O jejum tem algo de específico que só se encontra nele. Quem está no dia a dia em constante batalha espiritual sabe da importância do jejum... ou será que no periodo pascal cessam as tentações, cessam as fraquezas,  cessam as lutas espirituais. Na minha experiência pessoal eu posso afirmar com segurança que não cessam. Quem estiver interessado unicamente em seguir preceitos deverá fazer o que dizem os 'preceitos'. Quem está em batalha cotidiana no campo espiritual olha para o jejum como um dom de Deus...um momento especial de encontro com o Senhor para se fortalecer. Eu hoje digo "Ai de mim se eu não jejuar" Isto por que em minha experiência é evidente que o jejum está associado a conquistas no campo espiritual e que necessito dele para manter estas conquistas e para avançar mais ainda.
 
Eu pessoalmente encontro uma riqueza inigualável no jejum a pão e água. E, na minha liberdade de opção, não o troco  por nenhum outro nem deixarei de praticá-lo em nenhuma época do ano. Há, para mim, um tesouro escondido que só é revelado àqueles que o praticam com amor e fé. Eu tenho mais alegria em jejuar a pão e água naqueles dias do que se comesse a mais saborosa refeição. São, para mim, os dois melhores dias da semana.
 
Sinto muito forte também que o jejum a pão e água é um poderoso e invencível escudo protetor contra as investidas do inimigo. Eu diria assim.. que o jejum me leva até um abrigo espiritual ao qual o demônio não consegue entrar e lá eu me abasteço e me fortaleço.
 
Resumindo... no meu entendimento o jejum a pão e água pedido por Nossa senhora em Medjugorje é para todos com exceção dos gravemente doentes e para ser feito por 24 horas em todas as quartas e sextas feiras do ano...salvo alguma exceção especial. Por exemplo, se o aniversário de uma pessoa cai na sexta ou quarta e você deve ir para prestigiar aquela amizade, ou uma formatura, ou um casamento ou o dia de natal, então, você pode comer naquele dia e transferir o jejum para um dia anterior ou posterior.
 
Nada é dificil quando existe amor.
 
Domingos, isto é o que eu penso. Se algum ponto ainda não lhe ficou suficientemente claro você pode escrever de novo que procurarei lhe responder da melhor forma que eu conseguir. Muito obrigado...estamos rezando por você todos os dias e jejuamos em suas intenções em todas as quartas e sextas-feiras do ano.