21/04/2013

O casamento na Bosnia-Herzegovina



 O Casamento em Siroki Brijeg , aldeia na Bósnia-Herzegovina tem uma distinção maravilhosa: Ninguém se lembra que tenha havido  um único divórcio entre seus 13.000 habitantes! Nem lembra de um único caso de família desfeita!
O segredo de Herzegovina é simples: As pessoas croatas mantiveram sua fé católica, por sua perseguição persistente durante séculos nas mãos dos turcos e depois os comunistas. Sua fé está profundamente enraizada no conhecimento do poder salvador da Cruz de Jesus Cristo.
 

Eles sabem que os programas em todo o mundo, até mesmo programas de desarmamento, humanitários ou de paz, por si só, fornecer benefícios  limitados. A fonte da Salvação é a Cruz de Cristo!
 

Esta cidade tem  uma grande sabedoria ao  ter adotado  a Cruz de Cristo, como  sucesso, para o casamento e a família. Eles sabem que o casamento está intimamente ligado à Cruz de Cristo. Segundo a tradição croata, quando um casal se prepara para casar-se, não dizem ter encontrado a pessoa perfeita. Não! O sacerdote diz: "você encontrou a sua cruz. É uma cruz para amar, para levar com você, uma cruz que não tira, mas acresce  tesouros "Em Herzegovina a Cruz representa o maior amor e o crucifixo é o tesouro da casa.
 

Quando o casal ivai  para a igreja, casar-se, leva  o crucifixo com eles. O padre abençoa o crucifixo. Quando chega a hora de trocar seus votos, a noiva coloca a mão direita sobre o crucifixo e o noivo coloca a mão sobre a dela, de modo que ambas as mãos estão ligadas à cruz. O sacerdote cobre suas mãos com sua estola  confirmando  as suas promessas, de acordo com o rito da Igreja, de serem fiel um ao outro, em tempos bons e ruins, na saúde e na doença, até a morte. Em seguida, a noiva e o noivo não se beijam,, mas beijam a Cruz. Aqueles que contemplam o rito podem entender que, se um deles deixa o outro, deixa  a Cristo na Cruz.
 

Após a cerimônia, os recém-casados ​​levam o crucifixo para sua casa e colocam  em um lugar de honra. Será, para sempre, o ponto de referência e local de oração em família. Em tempos de dificuldades não vão a um advogado ou um psiquiatra, mas eles se dirigem juntos  diante da cruz, buscando a ajuda de Jesus. Eles se ajoelham, choram e abrem  seus corações ao Senhor pedindo perdão e outras coisas necessárias, e vão  dormir em paz, porque em seu coração receberam o consolo e perdão, pois só o Senhor  tem poder para salvar. Eles ensinam seus filhos a beijar a cruz , cada dia, e não ir dormir como os pagãos sem antes agradecer a Jesus. Eles sabem que tem  Jesus  em seus braços e não há nada a temer.
 

Autor: Irmã. Emmanuel

Fonte: Rosas Para la Gospa